Ciência e Tecnologia

Tempestade Solar Pode Causar Efeitos Catastróficos

Compartilhe:

O Sol está em constantes erupções

A vida na Terra sem o Sol seria impossível. Ao mesmo tempo que sem ele nem ao menos teríamos existido. Considerando que esta estrela tem 330 mil vezes a massa da Terra e está constantemente liberando energia na forma de radiação, já é de se imaginar que em um evento de grandes proporções poderia destruir toda a vida que aqui se formou.

A estrela Sol
Sol

 

O Sol está incessantemente em uma reação química que transforma o elemento Hidrogênio em Hélio. Essa reação libera quantidades estrondosas de energia. Na superfície da estrela, explosões de grande magnitude enviam parte de suas partículas para o espaço, os chamados ventos solares.

O choque destas partículas com o campo magnético da Terra gera o que chamamos de tempestade solar. Um destes eventos poderia causar um corte na energia elétrica, destruição de satélites, perda das telecomunicações, danificação de equipamentos e, consequentemente, causar um caos.

Segundo Catherine Burnett, meteorologista britânica :

“Uma ejeção de massa coronal (responsável pelas tempestades solares) significativa demora 19 horas para chegar à Terra, assim que víssemos uma ejeção a abandonar a estrela, saberíamos dela apenas 15 minutos antes da chegada ao nosso planeta, bem como os dados restantes sobre a direção magnética ou o seu impacto”.

Como nem tudo é ruim, nossa violenta estrela é responsável por belos fenômenos como as auroras astral e boreal.

Aurora Boreal
Aurora Boreal

 

 


Compartilhe:
Daniel Oliveira Paixão
Estudante de Engenharia de Sistemas, concurseiro e, nos tempos livres, blogueiro. Gosto de postar sobre assuntos diversificados e levo a vida no bom humor!
https://www.mitrolaki.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *