Ciência e Tecnologia Vídeo

Astrologia: Dá pra acreditar?

Compartilhe:

Penny: Sou de Sagitário, o que provavelmente lhes diz mais do que precisam saber..

Sheldon: Sim… nos diz que você participa da ilusão da massa cultural que a aparente posição do sol em relação a constelações arbitrariamente definidas no momento de seu nascimento de alguma maneira afeta a sua personalidade.

     A astrologia é uma crença descabida que se intitula ciência por acreditar que pode prever o futuro, adivinhar o presente e te contar seu passado olhando a posição de estrelas e planetas no céu durante seu nascimento. Ou seja, essas estrelas e planetas só interferem na sua personalidade quando você está nascendo e, portanto, é mais fácil de te enganar.
     Toda a ideia por trás disto tudo se resume a uma única pergunta: Como? Como a posição de corpos celestes interfere na vida de um indivíduo e, pior, no seu futuro? Se você respondeu ‘gravidade’, você está reprovado. A gravidade é a força mais fraca da natureza, um ímã cilíndrico de 5cm de diâmetro pode gerar uma força mais forte que a gravidade de TODO o planeta Terra. Para verificar, é só pegar um ímã, uma moeda e subir no alto do prédio. Se você respondeu ‘magnetismo’: reprovado! Qualquer condutor percorrido por corrente elétrica gera um campo magnético. Se o magnetismo interferisse na sua personalidade, as instalações elétricas do hospital iam determinar sua personalidade. Ou seja, não há explicação alguma, pelo menos racional, de que planetas e estrelas interfiram na sua personalidade.

     Mas você pensa: “Ahh eu não quero acreditar… meu signo diz tudo sobre mim!” O seu signo, minha criança, não diz nada sobre você. Você está sob um fenômeno psicológico chamado Efeito Forer. Quando dizem algo que promete descrever você, logo seu subconsciente procura estabelecer um significado e correlação entre o que é dito e sua vida. O que acontece é que se falar um monte de coisas genéricas e completamente desprovida de informação, você mesmo vai criar um vínculo entre o que é dito e sua personalidade. Isto se chama ilusão.
     Porém, se você ainda não acreditou, foram feitas diversas pesquisas para avalizar a capacidade de percepção de astrólogos renomados. Um artigo publicado na revista Nature no ano 1985, pedia que pessoas, que não sabiam os motivos da pesquisa, respondessem a perguntas sobre sua personalidade. Então foi dado a data de nascimento para estes astrólogos e três cartões contendo as respostas dos entrevistados. A pergunta era simples: “A qual cartão correspondia a data de nascimento?”. Adivinha só: a taxa de acerto foi 33%. Ou seja, a mesma probabilidade de acerto que escolher na pura sorte.
     Para finalizar, eu não deveria deixar de dizer. Não confundo ‘Astronomia’ com ‘Astrologia’. Astronomia usa o método científico, observações, deduções lógicas a partir de dados e procura sempre provar o que é descoberto. Agora veja uma definição de estrela para ambos.

Astrologia:

“As estrelas ligam cada momento individual ao tempo transcendental. Estão ligadas à imortalidade. São os olhos do Céu. Se você sonha que está olhando para o Céu noturno cheio de estrelas é porque está caminhando em equilíbrio e espere felicidade.”

Astronomia:

“Uma estrela é uma grande e luminosa esfera de plasma, mantida íntegra pela gravidade e pela pressão de radiação. Ao fim de sua vida, uma estrela pode conter também uma proporção de matéria degenerada.”


Fonte do vídeo: Felipe Neto

Gostou do Post? Ajude Nosso Blog A Crescer!

Siga nossa page no Facebook e curta a trollagem! Postamos piadas, fotos e vídeos de humor. Sua reação é importante para nós, por isso deixe um comentário abaixo. Obrigado por nos acompanhar!


Compartilhe:
Daniel Oliveira Paixão

Estudante de Engenharia de Sistemas, concurseiro e, nos tempos livres, blogueiro. Gosto de postar sobre assuntos diversificados e levo a vida no bom humor!

http://www.mitrolaki.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *